Subscribe to our RSS Feeds

Boxe

0 Comments »
BOXE
"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, um sonho, uma visão. A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade."
- Muhammad Ali


Embora hoje o Boxe seja no ocidente e também em parte do oriente um dos mais populares e comuns estilos, tendo milhões de adeptos e centenas de grandes nomes que marcaram a história moderna espalhados pelo mundo, sua origem obscura remonta da mais insondável antiguidade. Sua origem se confunde com técnicas hoje extintas, muitas delas que nem mesmo temos conhecimento hoje, mas que provavelmente foram as mesmas que originaram outros estilos e técnicas em todo o globo.

Tudo que se tem dessa parte da história do Boxe não passa de pequenos fragmentos e peças incompletas de um grande quebra-cabeça, muito maior que o estilo em si, pois muito provavelmente as técnicas que originaram o Boxe de hoje nem mesmo poderiam ser remontadas devido à distância histórica. Dois dos primeiros registros atribuído também a história do Boxe são gravuras sumérias e egípcias que datam cerca de 3.000 anos a.C. descrevendo dois lutadores de mãos nuas lutando rodeados por expectadores e ainda uma tábua de pedra mesopotâmica de sete mil anos atrás, encontrada em Bagdá, atual Iraque, onde se encontra registrado os métodos de preparação para a luta de Pugilismo; O primeiro indício de luta de punhos com algum tipo de proteção foi encontrado na ilha de Creta, nas ruínas minóicas, em murais que se podem ver dois jovens lutando apenas com os punhos e com uma das mãos com um protótipo do que chamamos luva e as estátuas de bronze no Monte Prama na ilha de Sardenha, ambos datando algo entre 1.000 e 2.000 anos aC.

A partir da Antiga Grécia, cerca de 700 aC. é quando transbordam as influências antigas no boxe moderno, pois o nível documental histórico torna-se incrivelmente abundante. Mesmo na literatura é possível encontrar os primórdios gregos, na Ilíada de Homero. Nesta mesma época o Boxe Grego, ou ainda como é chamado pelos historiadores Boxe Etrusco, foi aceito como esporte olímpico e suas origens aí se confundem com a continuidade do Pancrácio antigo e moderno. Os Lutadores usavam tiras de couro sobre os punhos, antebraços, cotovelos e até mesmo peitoral, acredita-se para protegê-los; e lendas contam sobre Teseu como praticante de tal Arte e que Espartanos usavam as técnicas, chamadas na época de Pygmachia, como primeira etapa de treinamento de seus valorosos guerreiros, antes das espadas e escudos, até mesmo o treino com sacos de areia era artifício dos praticantes, para fortalecer seus músculos e aumentar a potência de seus golpes.

Já na Roma Antiga, a então conhecida como Pygmachia, foi cindida em duas modalidades, a olímpica e a de digladiação. A primeira mais voltada à aristocracia, nobreza e cidadãos de Roma; a segunda, como o nome propõe, voltada aos Gladiadores, homens quase sempre condenados ou escravizados por Roma, que viam nas Arte do Boxe Etrusco, uma maneira de se livrar de seus grilhões e alcançar respeito. O Combate tornou-se extremamente popular e foi promovido e incentivado por muitos imperadores que também se tornaram grandes praticantes do pugilismo, como Caesar Neronis. Porém no Século IV dC., numa Roma já cristã, após as olimpíadas serem estigmatizadas, o Boxe fora proibido e legado à marginalidade por completo sendo proibido primeiramente por Teodósio e posteriormente por Teodorico, o Grande, considerado um insulto a Deus, pela desfiguração da imagem e semelhança da divindade e violência sem sentido. Entretanto a lei teve pouco efeito nas cidades do império do oriente e em parte do ocidente e a esta altura, a popularização da Arte deixou-a praticamente intacta, transpondo toda a idade média e se espalhando por toda a Europa.
Até chegar a Idade moderna, inúmeros de outros povos, cidades e etnias, antes cativas de Roma ou não, continuaram a lutar Boxe, em “circuitos” de combate, que dariam origem a Irlanda, Espanha, Inglaterra, Russia, Itália e até mesmo ciganos.

Até meados de 1600 não havia regras pré-definidas, apenas um acordo estabelecido antes da luta, não havia indumentária, juízes, nem divisões por peso e/ou estatura. O primeiro campeão é considerado o inglês Jack Broughton, que vendo a Arte do Pugilismo demasiadamente caótica, codificou as primeiras regras, conhecidas por Regras de Broughton, com elas o número de mortes no ringue diminuiu drasticamente e pela primeira vez o esporte recebeu o nome de Boxe. Mais tarde, em 1838, as “Regras Londrinas de Ringue Premiado”, estipulariam as faltas tais como mordidas, cabeçadas e zonas proibidas do corpo, assim como a primeira media de um ringue e adição de cordas delimitadoras de espaço. Trinta anos depois, as Regras do Marquês de Queensberry, elaboradas por John Chambers, criaria as divisões ainda usadas hoje dentro dos campeonatos formais de Boxe.

Mesmo com tais circuitos oficiais, seu uso nas ruas de Londres ou Nova York era vastamente reprimido, pois campeonatos ilegais ocorriam o tempo todo, patrocinados pelos mais escusos recursos, servindo fatalmente para ações de organizações e gangsters.

Uma das grandes particularidades do Boxe é que em contrapartida às Artes Marciais, ela não detém um grande mestre, como ícone, mas grandes nomes e atletas. Por isso não há distinção de conduta entre seus praticantes, o que é considerado entre os próprios uma questão de estilo.

As ruas têm se mostrado um grande espaço de ensino desde o surgimento na modernidade do Boxe, ele é usado freqüentemente como modo de tirar da marginalidade crianças e adolescentes; dentro do circuito Street Fighter, suas normas não valem muito, na verdade um lutador de Boxe no circuito torna-se peculiar por constantemente se negar a utilizar técnicas de chutes. Escolas estão espalhadas por todo o mundo.

Nota: O estilo de Luta Boxe é terminantemente proibido em adquirir qualquer manobra de Chute. Boxeadores são relutantes e consideram ultrajante um homem se defender com as pernas. Por essa razão, apenas é permitido ao Jogador comprar manobras de chute caso aprenda um novo estilo de luta, comprando o antecedente do estilo desejado diferente do Boxe. 

BOXE
Chi 1, Força de Vontade 6
Manobras - Custo
SOCO
CHUTE
Nenhum
BLOQUEIO
APRESAMENTO
ATLETISMO
FOCO
Endurance - 3

SUBESTILOS
Out-Fighter (The Stylistic ) - 5
Brawler (Slugger) - 5
In-Fighter (Swarmer) - 5
Counter-Striker - 5

0 Responses to "Boxe"

Postar um comentário